CONTRIBUIÇÃO
SINDICAL
 área restrita
Pesquisar
20.09.2014

Seac/MS promove limpeza e cidadania em Campo Grande

 

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (Seac/MS) participou no dia 20 de setembro pelo sétimo ano, da Ação Nacional FEBRAC de Limpeza Ambiental. Nesta iniciativa da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (FEBRAC), os sindicatos das principais Capitais brasileiras participam simultâneamente, escolhendo um local em cada cidade, para realizar um mutirão de limpeza em uma ação conjunta de cidadania. Em âmbito local o SEAC vem realizando a limpeza da Praça Vespasiano Martins (Esq. Av. Calógeras com a VX de Novembro).


Cerca de 100 pessoas, entre voluntários, trabalhadores, empresários e fornecedores do segmento de asseio e conservação participaram da VII Ação Febrac de Limpeza Ambiental, demonstrando à sociedade, a preocupação com o meio ambiente e zelo com o patrimônio público.


Segundo Daniel Felicio, Presidente do Seac/MS, a iniciativa tem sucesso graças à parceria do sindicato com empresas filiadas, SESI, Fundação Social do Trabalho (Funsat), Universidade Estácio de Sá, INSS e voluntários. “Este é o terceiro ano que a praça Vespasiano Martins recebe a ação, que também já revitalizou a Praça Ary Coelho, o calçadão da Avenida Barão do Rio Branco e a praça do Bairro Itanhagá Park”, relembra. A atividade é uma oportunidade de apresentar para sociedade em geral que muitas empresas deste segmento de limpeza estão bem estruturadas e capacitadas a desenvolver o trabalho. “Nossa expectativa é que o resultado agregue valor para atividade”, completou.


Na ocasião, empresas do segmento apresentaram equipamentos modernos que limpam de forma eficiente, com baixo consumo de água, energia, sem poluição e, ainda, com produtos biodegradáveis. “Esta é uma preocupação que o Seac/MS possui não somente nesta semana ambiental, mas, também, durante o ano todo”, ressaltou Daniel.
Durante o evento, além das ações ambientais foram desenvolvidas atividades de bem-estar, saúde e motivação, como aferição de pressão, teste de glicemia, ginástica laboral,  palestras motivacionais e instrutivas sobre a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Responsabilidade Social

Em parceria direta com a Funsat, a ação ainda priorizou outro ponto muito importante, que é a inserção de pessoas com deficiência física (PCD) no segmento.
Para a PCD Ângela Maria Mendes de Oliveira, assistente administrativo, a iniciativa é uma oportunidade de encontrar vaga de trabalho para o deficiente físico. Ela conta que ficou sabendo do evento na Funsat e não hesitou em participar. “Procuro vaga tanto na área administrativa quanto em outra”, conta. “Sou PCD há seis anos e durante este período me atualizei para dar continuidade a minha carreira profissional, mas infelizmente muitas empresas que oferecem vaga para PCD não estão preparadas a integrar estes trabalhadores. Em minha opinião, o empregador precisa oferecer um ambiente de trabalho adequado”, desabafa. 


Oferecer oportunidade de trabalho para as pessoas com deficiência é um desafio para muitas empresas.  Preocupados com esta realidade, o SEAC MS promoveu a discussão sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Para isso, a consultora de Responsabilidade Social Empresarial do SESI, Cláudia Domingues Gomes, apresentou ao público a metodologia utilizada pela instituição que vai desde as questões de treinamento e capacitação para empresas até o diagnóstico funcional. “Por meio desta consultoria mapeamos os postos de trabalho e orientamos sobre a importância de integrar corretamente o PCD evitando riscos eminentes” ressaltou.  

Tag3 - Desenvolvimento Digital