CONTRIBUIÇÃO
SINDICAL
 área restrita
Pesquisar
25.09.2015

Inclusão Social: Ato de Cidadania

 

Ação promovida pelo Seac-MS contrata pessoas com deficiência e reabilitadas do INSS

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (Seac/MS) em parceria com a Fundação do Trabalho do MS (Funtrab), realizou hoje (25), o Ato de Cidadania. A 8ª edição da Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental, teve esta etapa voltada para contratação de pessoas com deficiência (PCD) e àquelas que passaram pelo programa de reabilitação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Este ano, as empresas Clarear, Funcional, Guatós, Organização Morena, Planalto e Vyga, todas filiadas aos Seac/MS participaram da ação, disponibilizando cerca de 50 vagas em diversas áreas, dentre as 300 oferecidas durante todo o evento.

Os candidatos passaram por entrevistas com psicólogos e assistentes sociais e, em seguida, foram encaminhados para uma das vagas condizente com sua qualificação. "Espero sair daqui empregada na área administrativa já que sou formada em serviço social", falou Tatiana Marques, 30 anos, deficiente auditiva. Tatiane disse ainda que a ação é uma maneira de valorizar a pessoa com deficiência. "Uma ação como essa mostra que nós temos valor e competência, além de nos dar expectativa de uma vida melhor", comentou.

O presidente do Seac, Daniel Felício ressaltou que essa é uma oportunidade para essas pessoas ingressarem formalmente no mercado de trabalho. “Nós oferecemos a oportunidade para pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho formal. Muitas delas estão à procura do 1º emprego, já que encontram dificuldade para ingressar no mercado, além disso temos que destacar que o Ato de Cidadania é uma maneira de promover a inclusão social, muito importante não só para PCD's, mas para a sociedade em geral”, falou.

Daniel disse ainda que a maior parte das empresas do segmento de asseio e conservação de Mato Grosso do Sul já cumpre a Lei de Cotas (8.213/91) que determina que empresas com até 99 funcionários, reserve pelo menos uma vaga para pessoa com deficiência ou reabilitada tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS e, empresas com 100 ou mais funcionários, reserve de 2% a 5% das vagas.

Durante a abertura, representantes da Funtrab registraram e agradeceram a presença do presidente do Seac, Daniel Felício, bem como a parceria das empresas do segmento de limpeza e conservação que se dispuseram em participar do evento. A abertura contou também com a presença do governador Reinaldo Azambuja, da vice-governadora Rose Modesto, do ministro dos Esportes, George Hilton, do diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, além de autoridades municipais e estaduais.

 
Evllyn Rabelo
Jornalista DRT/MS 361
Tag3 - Desenvolvimento Digital