CONTRIBUIÇÃO
SINDICAL
 área restrita
Pesquisar
15.04.2019

Como esta “sopa de letrinhas” impacta a gestão em sua empresa

 

A HISTÓRIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO no Brasil ainda é recente. Embora os primeiros passos, mesmo que tímidos, tenham sido dados no fim dos anos 1800 (com a publicação do Decreto 1.313, que tratava da proteção do trabalho de menores), o grande marco dos direitos e da proteção ao trabalhador veio em 1943 com a CLT: ou seja, há pouco mais de 70 anos.

De lá para cá, uma série de leis, normas e mecanismos foi criada para minimizar acidentes e evitar doenças ocupacionais, como a origem das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas), em 1944; a criação da Fundacentro (instituição de pesquisa e estudos ligados à segurança, higiene e medicina do trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho), em 1966; a determinação das primeiras Normas Reguladoras (NRs), em 1978, para normatizar a execução das atividades laborais; e a adoção das convenções e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para organizar as estatísticas relacionadas aos acidentes de trabalho.

É inegável a importância do amparo de uma legislação específica, da fiscalização e de conhecimento para uma política trabalhista que preserve o bem-estar do trabalhador, evitando custos e prejuízos aos empresários e às instituições previdenciárias. Mas nem todos estes mecanismos são suficientes para impedir que acidentes aconteçam, devido às infinitas possibilidades e situações laborais passíveis de serem realizadas, mesmo que considerando unicamente o espectro do setor de serviços.

Para saber mais sobre esta matéria disponibilizamos o link abaixo: 

http://revistahigiplus.com.br/como-esta-sopa-de-letrinhas-impacta-a-gestao-em-sua-empresa/

Fonte: Revista Higiplus

Tag3 - Desenvolvimento Digital