CONTRIBUIÇÃO
SINDICAL
 área restrita
Pesquisar
12.07.2017

Presidente do SEAC fala sobre recuperação do mercado e ações para 2016

 

O entrevistado da semana é o presidente do SEAC (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul), Daniel da Silva Amado Felicio. Ele fala sobre a carreira, a atuação sindical, o início da recuperação do setor, após o período de crise, e as ações da entidade para 2016. Confira:

 
 

Fecomércio MS- Como o senhor iniciou sua história no ramo de asseio e conservação e no trabalho sindical?

Daniel Felicio - Quando entrei nesse segmento em agosto de 1998 (18 anos portanto) a terceirização já estava consolidada, mas engatinhando em termos de profissionalização. O desafio era oferecer um serviço de qualidade com uma definição clara de processos aplicados às técnicas de limpeza. Por isso focamos em grandes contratantes do setor privado, que já detinham procedimentos, métricas e indicadores bem definidos e que entendiam bem a relação triangular existente (prestador de serviço, funcionário e contratante), compartilhando valores e experiências.

Quanto à atuação como dirigente sindical, posso dizer que sempre compreendi muito bem a importância da união e da coletividade em prol de um objetivo maior, com respeito à livre concorrência, às leis e às instituições. Dessa forma, quando tive a oportunidade de trabalhar naquilo que acreditava ser importante para o setor, me lancei e recebi essa responsabilidade, que absorvo com muita dedicação. Costumo repetir sempre que a ética é fim e meio para proteger os trabalhadores em sua individualidade e preservar a empresa em sua integridade. Essa é a identidade empresarial que deve prevalecer no nosso setor.

 Fecomércio MS - O setor de serviços é fundamental para a geração de emprego e renda no País e em MS. De 2010 a 2014 houve um constante crescimento na geração de empregos, segundo o Caged, com decréscimo apenas em 2015. Como o setor enfrentou o período de crise e como está o mercado hoje?

Daniel Felicio - Dentro desse contexto, sabemos que a atividade de limpeza profissional é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio cuja empresa esteja preocupada com ambientes saudáveis e o bem estar de seus funcionários e clientes, e por isso é preservada. Houve contingenciamentos, intensificados em 2016 e que chegaram a supressões contratuais de até 25%, especialmente no setor público. Mas a recuperação já começou, e pelo que temos observado das previsões orçamentárias para 2017 – já definidas nesta época do ano – a trajetória será de crescimento.

Fecomércio MS - Quais os principais desafios para o mercado de asseio e conservação em MS?

Daniel Felicio - São muitos. Se o poder público não atrapalhasse tanto (caos tributário, insegurança jurídica na esfera trabalhista, leis impossíveis de serem cumpridas como cotas por exemplo, cipoal de interpretações divergentes nos processos de contratação pública, etc.) eu resumiria em três os principais desafios: capacitação, capacitação e capacitação.

Fecomércio MS - Quais os serviços/benefícios oferecidos pelo Sindicato aos associados e quais as ações previstas para 2016?

Daniel Felicio - Já dispomos de diversos serviços e ações já consolidados junto ao segmento como o Manual de Orientação ao Tomador do Serviço Terceirizado e a Certidão de Regularidade, que de certa forma disciplina e dá segurança ao contratante desses serviços.

Além, é claro, das assembleias mensais e convenções coletivas de trabalho, nossos associados dispõem de apoio jurídico local constante, inclusive com patrocínio de ações de cumprimento, teses tributárias e de representação, assessorias parlamentar e econômica diretamente da capital federal, estrutura física própria completa para reuniões, cursos e eventos, diversos convênios e um centro de formação e capacitação para serviços operacionais terceirizáveis, com ênfase na limpeza profissional corporativa sem similar no Mato Grosso do Sul, com modelo pedagógico exclusivo, itinerário formativo, laboratório com ambientes simulados e estrutura de cursos em EAD.

Dentre os novos projetos que estão em análise, destacamos a criação do SESMT Coletivo para atender empresas da nossa atividade econômica instaladas em Campo Grande na prevenção de acidentes e na melhoria do ambiente de trabalho através de uma equipe multidisciplinar, e também a Câmara Técnica de Regulação dos Serviços Terceirizáveis, que tem por objetivo discutir os problemas relacionados à prestação de serviços terceirizados com ênfase nas questões trabalhistas, de segurança e saúde no trabalho e fiscais em geral, limitada às atividades representadas pelo SEAC-MS, visando otimizar as ações de fiscalização, a preservação dos direitos sociais e o estabelecimento de padrões éticos nesse segmento. Ambas devem ser tratadas no âmbito do MTE.

Fecomércio MS - De que forma a parceria entre SEAC e Fecomércio contribui para as ações do Sindicato e para a categoria? 

Daniel Felicio - A Fecomércio-MS tem uma posição estratégica enquanto Federação, incentivando e dando respaldo técnico, jurídico e institucional às nossas ações, além da representação em si junto aos poderes. Além disso, proporciona a nós, dirigentes sindicais, a possibilidade de participação e atuação em encontros, conselhos, câmaras técnicas, eventos e fóruns, garantindo a construção de uma representação patronal cada vez mais forte e atuante.

 

O SEAC fica na Rua Quinze de Novembro, 310, 3º Andar - Sala 304, Centro. Outras informações sobre o Sindicado pelo telefone (67) 3321-3103.

Tag3 - Desenvolvimento Digital